Transtornos Alimentares
Os transtornos alimentares fazem parte de uma alteração persistente de comportamento alimentar, que resulta em consumo ou absorção alterados de alimentos e prejudica significativamente a saúde física e psicológica do indivíduo.
Os transtornos alimentares podem ocorrer por diferentes motivos, como distúrbios de imagem corporal, estresse causado pela rotina de trabalho e estudos, traumas na infância, ansiedade, dentre outros. Eles se caracterizam, principalmente, por alterações na forma como a pessoa se alimenta, acarretando em modificações da composição corporal, propositalmente ou não.
Os transtornos mais conhecidos são: anorexia, no qual a pessoa acredita que sempre está acima do peso, mesmo com ele dentro da normalidade; bulimia, caracterizada por episódios de compulsão alimentar, seguidos de vômito induzido; compulsão alimentar, onde a pessoa come de maneira exagerada, mesmo com ausência de fome e vigorexia, no qual o paciente sempre busca ficar mais forte e musculoso.
O tratamento para a maioria dos casos costuma ser voltado para um viés psicológico, com acompanhamento nutrológico e a busca pelos motivos que levaram aos distúrbios.